Estou grávida! Por onde eu começo?

Quando a confirmação da gravidez chega, vem também a dúvida: por onde devo começar a ser mãe?

Mesmo que não seja seu primeiro bebê, cada gestação é diferente da outra. O momento da sua vida nunca será o mesmo, e suas experiências nunca serão as mesmas, fazendo com que cada gestação seja única!

Agora, se você experimenta pela primeira vez a gestação, e junto com o bebê, nascerá também uma mãe: Parabéns! Você acaba de ganhar um convite para o incrível mundo da maternidade!

Ok, mas… Pode onde começar?!

Comprar enxoval? Dar a noticia para família? E os amigos? Publicar nas redes sociais? Reformar a casa? Decorar o quarto? Marcar uma consulta com obstetra? E o pediatra? Será que alguém sabe me indicar? O que posso e devo comer? Faço um curso preparatório? Leio um livro? Qual???

Calma!!! Realmente, este universo materno é muito complexo, por isso você precisa se organizar! Antes mesmo de se acostumar com a ideia de ser mãe você já terá que decidir várias coisas e tomar várias atitudes.

O início da gestação será cheio de sentimentos malucos, muita empolgação, muitas dúvidas, muita informação… tudo misturado! Acostume-se à uma montanha russa de emoções…E por mais que você faça tudo que lhe for orientado, mesmo assim, talvez você se sinta insegura! Calma de novo! Isso é normal! Sabe por que? Porque você quer ser a melhor mãe para o seu bebê!

E por saber que você é totalmente capaz, traremos aqui algumas dicas iniciais para esta “faculdade da maternidade” na qual você se formará em 9 meses, com o primeiro lugar na sala!

Notícia em primeira mão!

Escolha alguém para quem irá contar primeiro a notícia da gravidez. É com esta pessoa que você irá extravasar este momento tão intenso. Pode ser o pai do bebê, sua mãe ou até mesmo uma amiga! Não importa! Desde que seja alguém em quem você confie e que te dará todo apoio inicial. É aconselhável esperar até o terceiro mês para espalhar de vez a notícia, pois é no primeiro trimestre o maior risco de acontecer um aborto espontâneo. Mas isso não é uma regra, depende muito de como você lida com a ideia da perda do bebê.

 

Inicie o pré-natal!

É hora de começar a pensar na saúde de forma diferente, pois agora você não cuida apenas de você, mas também de um novo ser. E como fazer isso? Procure um médico, de preferência o obstetra que você já está acostumada, caso não tenha nenhum, consulte a lista de médicos disponíveis para você, ou peça uma indicação a alguém, sempre levando em consideração uma segunda opinião sobre aquele profissional.

Comece a utilizar as vitaminas indicadas pelo seu médico, elas devem ser iniciadas logo quando a gestação é descoberta e ajudam em algumas questões como prevenção de anemia e no desenvolvimento do seu bebê. São primordiais para o início da gestação!

 

Organize sua gestação!

É muito importante que você se planeje, pois os nove meses vão parecer pequenos perto do tanto de coisa que você terá para fazer. Além disso, vão passar voando e você não vai querer uma correria de última hora para organizar tudo. Enxoval, consultas ao ginecologista, chá de bebê, tipo de parto desejado, são inúmeras as coisas que uma mãe tem que pensar… Existem profissionais que podem te ajudar a pensar em tudo que você deve fazer durante sua gestação. Elas ajudam para que você não tenha dor de cabeça e para que a única surpresa seja a carinha do seu bebê quando ele nascer! Elas são baby planners, uma espécie de cerimonialista da gestação, uma ótima opção para que tudo saia como você sempre sonhou! Falaremos mais detalhes sobre elas em um outro post!!!

Prepare a casa para a chegada de um novo integrante!

É incrível como um bebê tão pequenininho pode mudar a vida de uma família. A casa deve ser prepara com antecedência, pensada nos mínimos detalhes. Além do quarto do bebê, existem muitos acessórios, os quais são chamados de puericultura leve e pesada, que você vai precisar para cuidar do seu bebê!

Além disso, pratique atividade física, se alimente bem, durma bem (você vai sentir falta disso mais tarde) …. Faça algo que te dê prazer, isso vai ser muito importante nesse momento em que os hormônios tomam conta de você!

E por fim, Aproveite sua gravidez!

Cada gestação é única, então aproveite cada detalhe, cada movimento do seu bebê, cada sentimento de alegria, de incerteza e de muito amor! Você sofrerá muitas mudanças, mas com paciência vai conseguir superá-las e se preparar para a tão esperada chegada do seu baby! Existem muitos livros, programas de TV, blogs, etc, que tratam sobre a gravidez, se envolva com esse universo, não vai faltar assuntos para aprender e tentar se preparar da melhor forma possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *