A Importância do Pré-Natal: Gestação Saudável e Parto Seguro

Como o próprio nome diz, o “pré-natal” acontece antes do nascimento, e é o primeiro ato de amor que a mãe pode fazer pelo seu bebê!

É estranho pensar que nem todas as gestantes realizem o pré-natal completo, já que hoje existe muito incentivo à realização do pré-natal. Mas algumas futuras mamães ainda não entendem a importância de um bom pré-natal, ou seja, a importância de acompanhar a evolução da gestação o quanto antes, e não apenas quando o bebê estiver prestes a nascer.

O pré-natal foi criado para proteger o bebê e a mãe durante a gravidez por meio de um acompanhamento abrangente, que inclua não só as questões biológicas, mas, também, outros aspectos relevantes ao desenvolvimento infantil, como a saúde emocional da mãe, o apoio que ela encontra nos familiares, no trabalho, na escola e na comunidade, bem como orientações sobre a importância da construção do vínculo com o bebê e da participação do pai. Por isso é importante que você seja cuidada por profissionais diversos, que consigam passar confiança nas orientações. Acredite: o pré-natal pode identificar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam atingir a mãe e seu bebê.

Tire suas dúvidas! Um bom pré-natal é aquele em que as informações e orientações são construídas pela gestante e pelo profissional através de uma troca de experiências, até que a gestante sinta-se segura e capaz de seguir as orientações. Hoje, as informações surgem de todos os lados! O universo da maternidade é muito amplo (e muito apaixonante também!) então muitas pessoas querem falar sobre isso. Digamos que não existe um certo e um errado absoluto quando se trata de maternidade, existem caminhos diferentes a serem seguidos. Mas lembre-se: você é uma só e deve seguir um caminho só! Procure sim informações, busque trocar experiências com outras mães e gestantes, participe de eventos informativos… Mas saiba filtrar as informações que recebe e confie na equipe que você escolheu para fazer seu pré-natal, discuta as novidades com eles, para que juntos vocês consigam achar o SEU MELHOR CAMINHO!

Além das orientações, muitos exames serão realizados durante o pré-natal, incluindo exames de sangue e ultrassons, para que os possíveis problemas de cada fase sejam identificados ou descartados. Normalmente as consultas acontecem mensalmente, e a semana da gestação para qual a consulta será agendada depende muito de qual o momento em que você descobriu a gravidez e foi ao médico pela primeira vez. Por isso, os exames acabam sendo mais divididos entre os trimestres, e os ultrassons respeitam melhor a divisão das semanas.

Algumas doenças como a diabetes gestacional e a pré-eclâmpsia (pressão alta) podem aparecer durante a gravidez, e podem trazer problemas graves para a gestante e para o bebê após o nascimento. Mas essas e outras doenças que podem surgir com a gestação podem ser facilmente identificadas e controladas com o pré-natal.

A grande maioria dos médicos ginecologistas é também obstetra. Alguns poucos profissionais acabam se dedicando apenas ao atendimento no consultório e não realizam partos. Se for o caso do seu médico, ele deverá indicar um colega para realizar o pré-natal, ou você pode conversar com outras gestantes e mães para receber indicações de bons obstetras.

O Dr. Sérgio Peixoto, Professor Associado Livre-docente de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP, criou o conceito “Gravidez de 12 meses”, atualmente muito utilizado e indicado. Ele sugere que o pré-natal deve começar antes mesmo da concepção. Alguns especialistas concordam que os pais devem procurar orientações médicas e começar a se preparar física e psicologicamente para a gestação ao menos três meses antes de engravidar.

O ideal seria que antes de engravidar, o casal conversasse com profissionais de saúde, sobre como será o acompanhamento, se é a favor do parto normal ou cesariana, em quais hospitais o obstetra escolhido atende, se aceita plano de saúde e outras questões práticas. Essa é a hora de tirar todas as dúvidas.

Se os pais estiverem preparados e seguros quanto às mudanças que estão por vir, já que a gravidez mexe muito com a sensibilidade e emoção, as chances da gestação e do parto ser muito mais tranquilo é bem maior.

Às vezes a gestação acontece no momento em que o casal menos espera, ou espera, mas a notícia vem de surpresa; às vezes a gestação é muito planejada, mas demora para acontecer, e quando acontece, vira uma surpresa; às vezes a gestação pode ser planejada e seguir os planos! Alguns casais conseguem engravidar de acordo com os planos, no momento mais adequado financeira, profissional e pessoalmente. Alguns até planejam uma viagem antes de engravidar! Mas confesso a vocês que isso é difícil… E confesso também que a emoção da notícia surpresa de um bebê a caminho é maior! Então, independente de como a notícia de um pequeno ser crescendo dentro de você venha, planejada ou de surpresa, não perca tempo! Procure ajuda, procure informação, procure a proteção do pré-natal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *